terça-feira, 31 de março de 2020

Impressões finais de Kyokou Suiri

Saudações ilustres visitantes!
Nas minhas primeiras impressões eu criei boas expectativas neste anime. Sim! Os primeiros episódios empolgaram. Vejam agora se valeu a pena, ou não eu ter assistido dois episódios por dia nessa vida de quarentena. Para essas impressões finais terei de contar alguns spoillers. Então, se prepara que lá vai!

A partir do terceiro episódio (se não me engano), a história dá um salto de dois anos no tempo. Há uma participação maior da ex do Kuro, a Saki. Aqui ela está trabalhando como policial e está com um corte de cabelo bem bonito.
Kuro revela o segredo do seu poder. Quando criança, sua vozinha fazia experimentos bem macabros. Num deles ela lhe serviu carne de sereia e outro demôniozinho japonês. Isso garantiu a ele imortalidade e capacidade de ver o futuro. Isso explica o porque das demais criaturas verem ele como um "monstro", pois é uma mistura de humano, sereia e kudan.
Iwanaga pode dizer com todas as letras que Kuro agora é seu namorado. Apesar dele a tratar mais como uma irmãzinha do que namorada. Ela ainda sente ciumes da Saki,  principalmente quando os dois ficam a sós, o que rende cenas cômicas. Sua tarefa basicamente é resolver problemas do mundo sobrenatural fazendo suposições e contando lorotas. Daria uma ótima política.

Outros personagens aparecem, como o detetive Terada, que tenta se aproximar de sua colega de trabalho, a Saki. Mas o coitado não arruma nada, só aparece pra morrer.
Outra que finalmente dá as caras é a prima do Kuro, Rikka. Só a capa da gaita. Sim, era ela Kuro ia visitar no hospital quando se encontrou pela primeira vez com a Iwanaga. Ela tem os mesmos poderes que ele, só que ela é totalmente danificada.
Karin Nanase, personagem que deu origem a todo mistério na história principal. Artista famosa que foi acusada de matar o pai, mas depois se suicidou tendo o rosto esmagado por uma barra de ferro.

Vamos à história. Um misterioso fantasma aparece do nada atacando pessoas com uma barra de ferro. Ela tem a aparência da Karin Nanase, por isso deu-se o nome ao fantasma de Mulher do Aço Nanase. Saki começa a investigar o caso e acaba de encontro com a Iwanaga, consequentemente com Kuro. Ambos estavam investigando a mesma aparição. Depois de muitas suposições, acabam descobrindo que não se tratava de um fantasma, mas de uma lenda urbana que ganhou vida através do imaginário coletivo. Para derrotá-la só teriam que fazer as pessoas desacreditarem na lenda, assim ela perderia força e seria mais fácil ser destruída.
Acontece que tem uma pessoa por detrás da criação dessa lenda urbana. Adivinhem quem? Pois é, meu amigo, minha amiga. A miss cracolândia, Rikka. Assim que teve alta do hospital, Iwanaga ofereceu sua casa para ela ficar (não queria que ela ficasse na mesma casa que o Kuro, por motivos óbvios). Sem nada para fazer, ela resolve criar uma lenda e postar num fórum anônimo na internet. Consegue muitos seguidores para acreditar na sua história e manter viva Mulher do aço Nanase.

Chega a hora do confronto, Kuro vai de encontro à mulher do aço e apanha feio, mas ele sempre volta à vida. Enquanto isso, Iwanaga confronta Rikka pela internet. Ela tem habilidade de criar suposições e tenta convencer os leitores do site que a existência da tal fantasma é uma farsa. Mas infelizmente do outro lado Rikka rechaça estas tentativas, fortalecendo ainda mais a crença na mulher do aço. Acontece que Iwanaga é ardilosa, articula seus argumentos em etapas, um servindo de base para o outro. Fazendo com que os leitores acreditem que não há nenhum fantasma,  que tudo não passa de uma trama arquitetada pela própria Karin Nanase, que estaria viva. Tudo mentira, claro.
A descrença no fantasma aumenta, a Mulher do aço Nanase enfraquece e finalmente é derrotada. Os demais personagens seguem sua vida. E é assim que termina a história.

Kyokou Suiri, ou In/Sectre, é um bom anime, mas poderia ser melhor. Os primeiros episódios foram corridos e me conquistaram com seu humor leve explorando as cenas de ciúme da Iwanaga. Só acho que a questão da mulher do aço Nanase se arrastou muito, e teve muito malabarismo retórico por parte da protagonista. A solução do problema poderia ser menos complicada. Outra coisa que não faz sentido é a explicação das motivações da Rikka, para mim não foram convincentes. Ainda assim, é um anime que vale a pena ser isto. Principalmente por causa da interação entre as personagens. Por isso eu dou uma nota 7,9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário