sábado, 22 de fevereiro de 2020

Onde comprar HQs e Mangás [2020]

Há dois anos atrás eu havia feito uma postagem indicando onde comprar HQs e mangás e, ainda nos dias de hoje, continua tendo bons acessos. Então resolvi atualizá-la com base nas experiências que tive. O poder aquisitivo das pessoas pode não ser o mesmo para todos, e como todos sabem, colecionar quadrinhos está cada vez se tornando uma coisa elitizada. Ainda assim, precisamos de meios para adquiri-los sem precisar passar fome. Com a paciência de um franco-atirador deve-se esperar o momento certo de acertar o alvo. 

Ainda em crise e com uma dívida enorme, ficou um tempo tempo sem receber produtos da Panini para compor seu catálogo. Recentemente voltaram a vender produtos novos da mesma, porém, com menos descontos. A entrada de vendedores de marketplace (como a LT2 Shop, Sintomática, etc) faz parecer que o site tá recheado de títulos. Mas eu tenho um pé atras em comprar produtos de terceiros. Continuo comprando na Saraiva apenas o que é vendido e entregue por ela, em promoções especiais, ou quando tem algum cupom de desconto. Bom para comprar materiais avulsos.

Indiscutivelmente dominou o mercado de quadrinhos. Possui materiais exclusivos de algumas editoras. Direto está fazendo alguma promoção maluca. Para quem quer dar continuidade a coleções é altamente recomendado. Há descontos e descontos.  Alguns fracos, alguns imperdíveis, nesses é bom ser ligeiro na hora de comprar, pois depois que esgota ele volta ao preço normal. Sugiro que você crie uma lista do que você quer comprar e ficar monitorando até chegar num preço legal.

Rika Comic Shop
Essa é um sebo virtual para compra e venda de revistas usadas. Muito criticada por quem tenta vender pra ela. Há relatos de atendimento ríspido por parte dos funcionários e que oferecem uma mixaria (vide as redes sociais da mesma e o site Reclame Aqui). Como eu só comprei dela pelo site, até hoje não tive problemas. Consegui completar algumas coleções e encontrei materiais que não achei em outras lojas. Vale a pena a compra em promoções, como a black friday.

Mercado do Gibi
Esta loja tem um bom catálogo, incluindo materiais usados e novos. Assim como a Rika, é um bom lugar para encontrar ítens faltantes na sua coleção. Em dias normais, os descontos variam de 10%, a 20%, em promoções como a última do final do ano chegou a 30%. Claro, não são em todos, em alguns selecionados. A entrega é feita pelos correios.

AlfaTech
Um detalhe interessante é que eles mostram a quantidade disponível em estoque. Seria legal se as outras lojas fizessem o mesmo. Eles dão de desconto de 10 a 20%. Dependendo do lugar onde você more, o valor final com o frete incluído pode compensar. Nas compras que fiz também não tive problemas. É um bom lugar para achar mangás velhos, ou comprar jogos de tabuleiro.

Mirane Comics
Já teve dias melhores. Atualmente oferece descontos em alguns produtos. Ainda assim é uma boa opção para comprar mangás e quadrinhos que são difíceis de achar na banca da sua cidade. A dica é ficar atento às promoções que a loja faz.

Mercado Livre
Mudei minha opinião em relação ao ML. No entanto, essa é a opção a se considerar em último caso. Mas ainda assim é possível, com bastante paciência, garimpar coisas interessantes. Há uns dois anos eu estava afim de comprar a coleção de determinado mangá. Encontrei um vendedor que tinha usado, mas o preço era uma fortuna. Deixei passar e outra pessoa comprou. Continuei monitorando o site, até que um dia achei outro vendedor que tinha tudo completo, lacrado e com preço de capa. É tudo questão de paciência e não sair comprando do primeiro mercenário que aparece.

Eventos específicos
Anime Friends: conta com stands das principais editoras do meio, alguns vendedores avulsos. Mas os descontos geralmente não passam de 20%. Nos espaços dedicados aos artistas independentes é possível encontrar bons materiais autorais e ainda ganhar um autógrafo. Os preços variam bastante. Uma boa opção são as feiras de quadrinhos, como o extinto Festival Guia dos Quadrinhos, ou a Feira Pop & Arts, onde é possível encontrar uma variedade de vendedores, de novos e usados.

Se você teve experiências com algumas das lojas acima, ou outra que não foi mencionada, escreva nos comentários como foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário