sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Sakamoto [Sakamoto Desu Ga?]

Saudações, ilustres visitantes!

Como eu adoro personagens que são perfeitos naquilo que fazem. Em Assassination Classroom temos Koro Sensei, o professor perfeito. Em Kuroshitsuji, tem o Sebastian, "um mordomo e tanto". E em Sakamoto Desu Ga? temos o Sakamoto. O aluno perfeito, mais que isso, ele é "cool, cooler, coolest". Não importa o quanto tentem armar pra ele, Sakamoto sempre sairá por cima e com classe.
O melhor de tudo isso é que ele não é um personagem arrogante, embora os gênios tenham direito de sê-lo. Já ouviu Yngwie Malmsteen? Dizem que o cara é um mala, mas ele é um gênio da guitarra. Então ele pode ser chato o quanto quiser.


O anime foi lançado em 2016 e possui apenas uma temporada com 13 episódios. Trata-se de uma comédia nonsense em ambiente escolar. Nada de clichês com personagens sonsas e peitudas saltando pela tela. Não espere uma trama com uma história a ser contada do começo ao fim. Cada episódio é composto por situações inusitadas envolvendo o personagem. Como duelar com uma abelha, ou permanecer sentado em uma cadeira imaginária quando alguém a puxa de repente.


Por aqui, o mangá foi lançado em 2017 pela editora Panini, completo em 4 volumes com o título "Quem é Sakamoto?". Não tive a oportunidade de ler, mas se alguém se interessar, ainda é possível encontrar as edições em lojas on line.
Referência ao Brasil: Sakamoto tomando café e batendo uma bolinha em pleno carnaval. 

Desenho que fiz do personagem.


Se caso você não queira gastar com mangá, ou não encontre os volumes, mas ainda assim tiver vontade em ler, é possível encontrar o mangá online. (Sim, este blog incentiva a pirataria, bem como a sonegação de impostos).

Esse foi um dos poucos animes que consegui assistir sem torcer pra acabar logo. Porque passou voando e nem percebi. Os problemas que surgem, os conflitos com os delinquentes, fazem com que Sakamoto aja de maneira que não pareça fazer sentido no primeiro momento. Mas logo o espectador se surpreende ao ver que ele pensou em tudo para dar uma solução. Trata-se da superação da violência através da elegância do personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário